Artrose de quadril

imagem-artrose-de-quadril-vitor-pedrozo
imagem-artrose-de-quadril-vitor-pedrozo

Artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem e alterações ósseas em uma articulação. Esse processo pode evoluir de forma lenta e gradual ou de forma rápida e agressiva dependendo de diversos fatores. A artrose pode ocorrer em qualquer articulação, como joelhos, mãos e quadris. Quando se fala de artrose do quadril, pode-se dar o nome de coxartrose.

Artrose do quadril ou Coxartrose

Coxartrose é o nome dado à artrose entre a cabeça do fêmur e a parte do osso da bacia onde ela se encaixa (acetábulo). Essa articulação é usada em diversas atividades do dia a dia, como subir e descer escadas, cruzar as pernas, calçar meias e sapatos.

O que causa a dor?

O desgaste e a perda da cartilagem liberam substâncias e fatores inflamatórios que irritam terminações nervosas. Estas por sua vez irão conduzir ao nosso cérebro a sensação de dor. Os nossos nervos também são sensíveis à inflamação da cápsula articular e a alterações nas propriedades do líquido articular, que deveria lubrificar a articulação.

Outros sintomas além da dor

A alteração na forma da cartilagem e da articulação poderá causar limitação da amplitude de movimento. Isso significa que na coxartrose, a articulação passa a se mover menos do que na articulação normal.

Além disso, evitar mexer a articulação por dor ou receio de sentir dor, pode ocasionar enfraquecimento da musculatura. A atrofia muscular causa sensação de fraqueza, perda de resistência e pode ser visível quando mais avançada.

Tem como saber se a coxartrose vai piorar?

A rapidez da evolução da artrose e de seus sintomas pode ser maior nos casos de infecção, após fraturas, em doenças como Lúpus, Artrite Reumatoide e Gota. Alterações na forma da articulação do quadril decorrentes de doenças da infância, como displasia, epifisiólise e Legg-Calvé-Perthes, ou da vida adulta, como impacto femoroacetabular, podem evoluir de forma gradual ao longo dos anos. Existem algumas características vistas no Raio X que podem ajudar a prever a evolução da doença, embora a experiência e a convivência com a dor seja muito variável entre as pessoas.

Diagnóstico

Na maioria das vezes, a artrose do quadril é diagnosticada na consulta médica, sem necessidade de exames complementares. A queixa de dor, limitação da mobilidade do quadril e às vezes encurtamento do membro costumam ser suficientes para o diagnóstico. A confirmação do diagnóstico e estudo do grau da artrose e de possíveis deformidades ósseas geralmente é obtida através da análise de radiografias da bacia e da articulação coxofemoral.

Tratamento

Pode ser dividido entre conservador e cirúrgico. No tratamento conservador, pode ser elaborado um plano de fisioterapia em conjunto com medicações analgésicas e anti-inflamatórias.

O tratamento cirúrgico da coxartrose consiste em substituir a articulação por componentes protéticos capazes de suportar o peso do corpo e realizar os movimentos habituais do quadril. A cirurgia de prótese de quadril em que são usados componentes no fêmur e no acetábulo também pode ser chamada de artroplastia total do quadril.

Agende sua Consulta

Dr. Vitor Bernardes Pedrozo - Doctoralia.com.br

Locais de Atendimento

Encontre o local de atendimento mais próximo de você!

Clínica Affabile