Artroplastia de revisão do quadril
É considerado um procedimento de alta complexidade e requer planejamento cirúrgico adequado
Indicações de revisão de artroplastia total do quadril
A instabilidade é caracterizada por casos em que houve mais de três episódios de luxação da prótese, em que é necessário que o cirurgião realize manobras ou mesmo outra cirurgia para reduzir a prótese (colocá-la de novo no lugar). A causa de instabilidade pode ser pela fraqueza e insuficiência da musculatura do quadril ou inadequado posicionamento dos implantes da prótese.
O desgaste dos componentes ao longo dos anos pode liberar substâncias que provocam inflamação dos tecidos ao redor da prótese e dor. Geralmente é uma complicação tardia, que ocorre muitos anos após a artroplastia total do quadril primária.
A infecção da prótese é uma complicação rara, mas temida pelos pacientes. A revisão de artroplastia total de quadril nesses casos precisa ser acompanhada de uso de antibióticos por período prolongado. Em casos graves, refratários ao tratamento, a retirada de toda a prótese, sem substituição por outra, pode ser indicada.
Recuperação após uma revisão de prótese de quadril
Nos casos de instabilidade ou desgaste, sem infecção, o protocolo é individualizado quanto à liberação de apoio e de mobilidade, podendo haver mais restrições sugeridas pelo cirurgião do que numa artroplastia total primária.
Nos casos de infecção, é importante ter o auxílio de um médico infectologista para direcionar o tratamento. Quando há identificação do germe que causou a infecção, será definido qual o antibiótico e qual o tempo estimado para combater a infecção. Como alguns antibióticos só podem ser administrados por via endovenosa, eventualmente o tratamento requer uma hospitalização prolongada.
Materiais usados em próteses de revisão
Na revisão do fêmur, podem ser utilizadas hastes cimentadas longas e hastes não cimentadas que se fixam à região mais diafisária e distal do fêmur. Existem opções modulares (em blocos) que ajudam o cirurgião a corrigir o comprimento do membro, rotações e anteversão do colo femoral. As próteses modulares, por terem uma maior gama de opções, são interessantes para se restabelecer a estabilidade do quadril.