Artroscopia do quadril (vídeo)

imagem-videoartroscopia-vitor-pedrozo
Na artroscopia do quadril, o cirurgião visualiza a articulação através de uma tela que projeta a imagem de uma câmera colocada na articulação. Tanto a câmera quanto os instrumentos utilizados para realizar a cirurgia são introduzidos através de pequenas incisões (cortes). O termo “cirurgia minimamente invasiva” designa exatamente esses tipos de cirurgias em que as incisões são pequenas, diminuindo as cicatrizes, mas também o sangramento e riscos de contaminação.

Indicações

A principal indicação da artroscopia do quadril é o tratamento do impacto femoroacetabular (IFA) e tratamento de lesões do labrum.

A cirurgia por vídeo também pode ser indicada em casos de lesões da cartilagem, ressalto do quadril, lesões de tendões (glúteo médio), tumores benignos (como condromatose sinovial e sinovite vilonodular) e síndrome do piriforme.

Contraindicações

Do ponto de vista ortopédico, casos em que haja dor justificada por artrose grave ou displasia do quadril, a artroscopia pode ser contraindicada por não trazer os resultados desejados. Nesses casos, outros procedimentos podem ser indicados.

O paciente que irá se submeter a uma cirurgia eletiva deve estar com sua saúde em dia. Em caso de ter problemas de saúde como hipertensão arterial ou diabetes, esses devem estar bem manejados. Além disso, o paciente não deve estar com nenhuma infecção ativa.

O que esperar da cirurgia

É fundamental alinhar as expectativas do paciente com o problema que apresenta no quadril e o que pode ser feito através da cirurgia por vídeo. Cada caso deve ser avaliado individualmente e exige um plano personalizado. Nos casos de IFA, busca-se melhorar a amplitude de movimento do quadril, alívio da dor e postergar o surgimento de artrose.

Complicações

Apesar de ser um procedimento seguro, o paciente deve estar ciente dos riscos de qualquer cirurgia a que irá se submeter. A complicação mais comum é a sensação de formigamento na região genital, lateral da coxa e dorso do pé. Essa sensação de formigamento se chama parestesia e ocorre geralmente por lesão dos nervos que transmitem a sensibilidade nessas áreas. A boa notícia é que na maior parte das vezes, essa complicação é temporária e melhora com o tempo sem necessitar de qualquer procedimento.

Edema (inchaço) na coxa, trombose, fratura do colo do fêmur e sangramento são complicações muito raras. Portanto, a artroscopia do quadril é considerada uma cirurgia segura.