Infiltrações

imagem-infiltração-no-quadril-vitor-pedrozo
imagem-infiltração-no-quadril-vitor-pedrozo
O uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias através de comprimidos podem provocar efeitos adversos, como desconforto estomacal, alteração na pressão arterial ou danos aos rins e fígado. Buscando melhorar o controle da dor e diminuir a necessidade de medicações por via oral, bem como seus efeitos colaterais, as infiltrações surgem como uma excelente opção. As medicações utilizadas nas infiltrações podem contemplar anestésicos, corticoides e ácido hialurônico.

Indicações

As infiltrações extra-articulares de corticoide e anestésicos podem ser utilizadas no tratamento de bursites e tendinites. No quadril, as mais comuns são bursite trocantérica de tendinite do músculo glúteo médio, que geralmente causam dor na região lateral do quadril. Essas infiltrações podem ser feitas através da palpação das estruturas ou com uso de ecografia.

As infiltrações intra-articulares com ácido hialurônico são indicadas em casos de artrose em estágios iniciais. O perfil do paciente que busca infiltração com ácido hialurônico é de uma pessoa que não deseja se submeter a artroplastia total do quadril (por ter outros problemas de saúde que aumentem o risco cirúrgico) ou que prefere postergar a cirurgia, como pacientes jovens com artrose secundária a displasia do quadril, a alguma fratura ou necrose da cabeça do fêmur.

Infiltrações com anestésico intra-articular podem ser usadas como teste terapêutico. Para pacientes com dor no quadril cujo diagnóstico não está bem claro se é de origem intra ou extra-articular, a anestesia da articulação pode ajudar a responder esse questionamento. Quando a dor melhora, obtém-se o diagnóstico de dor intra articular.

Benefícios

Os corticoides podem ter ação de dias ou semanas, mas muitas vezes são suficientes para interromper o processo inflamatório, o que alivia os sintomas por muito mais tempo. O ácido hialurônico pode amenizar os sintomas de dor por alguns meses após sua aplicação. Sua ação diminui a inflamação local e melhora a lubrificação da articulação. Seu efeito é bem conhecido nas infiltrações de joelho, mas também tem sido reproduzido no quadril e outras articulações.

Riscos

Geralmente são processos pouco dolorosos, que podem ser feitos ou com anestesia local ou com alguma sedação. No caso de infiltração intra-articular, pode ser utilizado um raio X para conferir a localização da agulha e garantir que o medicamento seja injetado onde se deseja. O cirurgião busca realizar a infiltração longe do trajeto de nervos e vasos sanguíneos, embora o risco de lesão dessas estruturas não possa ser erradicado.

Agende sua Consulta

Dr. Vitor Bernardes Pedrozo - Doctoralia.com.br

Locais de Atendimento

Encontre o local de atendimento mais próximo de você!

Clínica Affabile