Necrose da cabeça do fêmur

imagem-necrose-da-cabeça-do-femur-vitor-pedrozo

Necrose consiste em morte celular por alguma lesão ou doença. No caso da necrose avascular da cabeça o fêmur, o suprimento sanguíneo que carrega o oxigênio e os nutrientes é interrompido. Sem o aporte suficiente, cabeça do fêmur começa a sofrer com a morte de células e liberação de substâncias inflamatórias que ocasionam dor no quadril.

O que causa necrose avascular da cabeça do fêmur?

Em muitos casos, não é possível identificar uma causa para a osteonecrose da cabeça do fêmur. Os principais fatores de risco conhecidos são:

• Ingesta de álcool;
  • Uso de corticoides;
  • Dislipidemias (doenças que alteram os níveis de triglicerídeos e colesterol);
  • Doenças que alteram a hemoglobina, como anemia falciforme;
  • Sexo masculino;
  • Trauma (após fratura da cabeça do fêmur ou acetábulo);
  • Radioterapia.

Sintomas

A apresentação clínica é semelhante a da artrose, em que o paciente se queixa de dor no quadril, na região da virilha. A dor pode irradiar para a região medial da coxa e do joelho no lado acometido. Nos quadros iniciais, em que não há deformidade da cabeça do fêmur, a amplitude de movimento pode estar preservada, porém o paciente queixa-se de dor à mobilização. Em alguns casos, a necrose pode atingir os dois quadris e não necessariamente o início dos sintomas ocorre simultaneamente. Há casos em que o surgimento dos sintomas difere em anos entre os dois lados.

Diagnóstico

Após a suspeita diagnóstica, exames de imagem podem ser solicitados como raio X e ressonância magnética.

A vantagem da ressonância magnética nesses casos é que ela pode detectar alterações mais iniciais de necrose, que não estão presentes no raio X. Em casos mais avançados, em que já há colapso da cabeça femoral e alterações secundárias de artrose, a ressonância não é necessária.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença. Nos casos iniciais, pode ser obtido controle da dor através de cirurgia minimamente invasiva, com descompressão da área de necrose através de uma pequena incisão na lateral do quadril. É importante salientar que mesmo após esse procedimento e melhora da dor, a necrose ainda poderá evoluir.

Pode-se lançar mão de osteotomias que retiram a área de necrose da região em que a cabeça do fêmur é responsável por suportar o peso do corpo. Isso evitaria a progressão da necrose para artrose, além de melhorar os sintomas de dor.

Em casos avançados, em que já existe um achatamento da cabeça do fêmur ou alterações radiográficas de artrose, com diminuição do espaço articular, cistos e osteófitos, a artroplastia total do quadril costuma ser a melhor opção.

Não existe nenhum medicamento ou tratamento conservador eficaz para o tratamento da necrose avascular da cabeça do fêmur.